sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Utilizando os Recursos Writer

Atividade 1: Texto: "A Carta", assista o vídeo - A Carta, veja o texto e responda as questões. Produza um texto, formate-o de acordo com as orientações contidas na apostila (material de apoio).

Trabalhando com o gênero textual: “A Carta”
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Música: A Carta
Escrevo-te estas mal traçadas linhas meu amor, porque veio a saudade visitar meu coração. Espero que desculpes meus errinhos, por favor, nas frases desta carta que é uma prova de afeição.
Talvez tu não a leias, mas quem sabe até darás resposta imediata me chamando de meu bem, porém o que importa é confessar-te uma vez mais não sei amar na vida mais ninguém.
Tanto tempo faz que li no teu olhar a vida cor de rosa que eu sonhava. E guardo a impressão de que já vi passar, um ano sem te ver, um ano sem te amar.
E ao me apaixonar por ti não reparei que tu tivestes só entusiasmo. E para terminar, amor assinarei, do sempre sempre teu.
(Erasmo)
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Atividade: REFLITA E RESPONDA:

Esta é uma canção escrita no tempo da “Jovem Guarda”.

a) Em algum momento você se identificou com ela? Já recebeu umas “mal traçadas linhas” com um pedido de desculpa no final?
R.: Com certeza me identifiquei sim, pois eu já tanto escrevi umas “mal traçadas linhas” como também já recebi, e acredito ser difícil alguém que algum dia não escreveu ou recebeu a mesma.

b) E os nossos adolescentes se identificam com ela? Em quais momentos?
R.: Pelo o que posso perceber ao conversar com alguns alunos, noto que de identificam sim, principalmente eles (jovens), pois se apaixonam a todo o momento, na hora da busca de um amor, eles até se equivocam na hora do flerte, onde acontece a tristeza por uma desilusão amorosa.

c) Reflita sobre o processo de escrita de nossos jovens e adolescentes. Há uma preocupação com a letra e com os erros?
R.: Há preocupação de minha parte, percebo que alunos do Ensino Médio, os quais deveriam escrever com letras um tanto legíveis e de uma forma clara e sem erros ortográficos, pecam com erros gravíssimos. Talvez um fator para que isto ocorra é a falta de leitura, pois a leitura faz o indivíduo crescer intelectualmente. Já por parte deles, vejo que não se preocupam muito, para eles tanto faz como fez, o que importa é conseguir transmitir o conteúdo corretamente, mesmo com erros. Ótimo que queiram mostrar o conhecimento adquirido pela matéria, porém mostro a eles para fazerem sem erros, ou pelo menos se esforçarem para não terem erros.

d) E a escola, que tipo de escrita mais utiliza e incentiva? E, essa escrita está de acordo com a expectativa dos jovens e adolescentes?
R.: Acredito que em um geral a escola utiliza e incentiva a escrita alfabética e fonética, escrita esta que está sim de acordo com a expectativa dos nossos jovens e adolescente, uma vez que por meio desta é que eles vão aprender a se expressar e escrever de uma forma mais adequada.

e) E você, como professor, como vê o processo de escrita da escola e dos jovens? O que mais utiliza em suas aulas?
R.: Percebo que o processo de escrita citado na resposta acima é de suma importância para formar um cidadão convicto de suas idéias e persuasivos em seus argumentos. Com este intuito, tento fazer com que as minhas aulas tenham um grande propósito para eles e que com o aprendizado possam usar o conteúdo proposto para a sua vida.

Escreva um texto relatando as suas impressões.
Por meio desta, escrevo para relatar as minhas impressões. Digo que o amor é algo tão sublime e gostoso que por meio deste sentimento às vezes rude outras carinhoso, quem nunca redigiu uma cartinha de amor para aquela que acha ser a mais bela de todas as mulheres, contendo erros na escrita que até passam despercebidos quando na verdade o que vale é o sentimento ali contido. Tem que se corrigir, porém não recriminar para que se torna um desinteresse pelo desânimo. Nós como formadores de opiniões e cidadãos temos que incentivar a leitura para que eles mesmos se corrijam. E que aquelas que um dia foram “mal traças linhas” se tornem um artigo de jornal.

Esta é a 1ª atividade da quinta semana_27_julho a 03_agosto_2008

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